icone guerra quimica e biologica Junte-se a leitores inteligentes e receba atualizações, artigos e imperdíveis sobre guerra química e biológica!

As armas químicas de guerra são definidas como qualquer substância química cujas propriedades tóxicas são utilizadas com a finalidade específica de matar, ferir ou incapacitar algum inimigo na guerra ou em associação a operações militares e seu uso é tão antigo quanto a história das guerras na humanidade.

A Intertox, empresa referência nacional no segmento de segurança química, gestão ambiental e tecnologia da informação, lançou no último dia 12 de maio o livro ‘Armas químicas: o mau uso da toxicologia’, escrito por Camilla Colasso, uma das únicas especialistas brasileiras no assunto e líder em Segurança e Saúde Ocupacional da empresa, visando esclarecer questões e conceitos sobre as substâncias e os trágicos fatos ocorridos ao longo da história devido ao uso de produtos químicos.

O lançamento, que aconteceu no Hospital Militar de Área de São Paulo (HMASP)  reuniu representantes de instituições como Marinha do Brasil, Exército, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros, Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, TCE, GER (Grupo Especial de Reação), Secretaria de Defesa Civil Cidade Valença - Rio de janeiro, Polícia Rodoviária Federal, Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), GFI - Gerência de Fiscalização, Quarto Comando Aéreo Regional ASSOCIQUIM/SINCOQUIM (Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos) e AENDA (Associação Brasileira dos Defensivos Genéricos), além do Secretário de Estado da Educação, Desembargador Dr. José Renato Nalini.  

Armas químicas: o mau uso da toxicologia

O objetivo da primeira obra brasileira sobre o tema é alertar a sociedade sobre o uso indevido e criminoso do conhecimento toxicológico utilizado em guerra e atualmente em atentados terroristas, além de alertar para este grave problema, ainda bastante presente nos dias atuais. 

“O uso consciente de produtos tóxicos contra seres humanos realizados por grupos desprovidos de responsabilidade e senso humanitário é condenável, seja sob o aspecto filosófico, religioso, político, humano, moral ou ético. A toxicologia é uma ciência para a predição da toxicidade de produtos químicos para fins de gerenciamento do risco toxicológico e não dever ser confundida como uma alternativa que cause dor e sofrimento”, afirma a autora. “Por sua periculosidade, pelos efeitos generalizados sobre o meio ambiente e pela facilidade de síntese, a melhor maneira de combater esta prática é dar a devida atenção ao assunto, lidando com ele como uma ameaça a todo o mundo”, completa.

Onde Comprar?

capa livro Armas químicas: o mau uso da toxicologia

 Aquisição obra digital:

Kindle Armas químicas: o mau uso da toxicologiapreview kobo

Aquisição obra física:

R$ 55,00 enviar e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Livraria Zaccara:
Telefone: (11) 3872-3849
Rua Cardoso de Almeida, 1356, Perdizes


Sobre Camilla Colasso:

Camilla Colasso é farmacêutica bioquímica e mestre em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela USP. Nos últimos cinco anos tem se dedicado ao estudo e acompanhamento profundos e sistemáticos sobre armas químicas de guerra. Já publicou diversos artigos, proferiu inúmeras palestras para os mais diversos e interessados públicos, e tem posto o tema em debate. É também autora do livro ‘Ácido Fluorídrico e Fluoreto: aspectos toxicológicos’ e atualmente gerente da empresa Intertox.